Edema de úbere em vacas leiteiras, como identificar e tratar?

Por | 18 de maio de 2021| 0 Comentários
Edema de úbere em vacas leiteiras, como identificar e prevenir

Você sabe como identificar e tratar Edema de úbere em seu rebanho? Um importante indicador de bem-estar em vacas leiteiras é uma avaliação da saúde do úbere. O edema do úbere é um inchaço ou acúmulo de líquido. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, incluindo infecção, lesão, técnica de ordenha inadequada e nutrição inadequada.

Identificar vacas com edema de úbere pode ser difícil, já que os sinais dessa condição nem sempre são óbvios para os observadores. Em particular, a glândula mamária de um animal às vezes incha sem mostrar sinais óbvios de infecção ou lesão.

Como os níveis de produção de leite são mais baixos quando uma vaca tem edema de úbere, é importante que você tome medidas para identificar e tratar o problema o mais rápido possível, assim evitando perdas econômicas a longo prazo.

Vaca leiteira com edema de úbere

Como identificar o edema de úbere?

O edema do úbere é uma condição em vacas leiteiras que pode ser causada por vários fatores: como o ambiente, genética ou drogas, e é tipicamente caracterizada por um úbere distendido e aumentado. Portanto, quando as condições ambientais são baixas, as vacas precisam de maiores quantidades de alimentos para manter seu equilíbrio energético. Além disso, existe um componente genético para o edema do úbere, já que algumas raças de gado são mais suscetíveis do que outras. Entretanto, existem também muitos tipos diferentes de medicamentos que podem levar a essa condição se não forem administrados corretamente.

O edema do úbere é frequentemente confundido com mastite, já que ambas as condições compartilham sintomas semelhantes, mas diferem na causa e nas opções de tratamento. Sendo assim, deve-se suspeitar de edema de úbere quando houver tecido inchado em ambos os lados do úbere ou quando não houver outros sinais visíveis de infecção, como secreção.

Normalmente, os veterinários começam dando à vaca uma injeção de antibiótico de ação prolongada para tratar qualquer infecção bacteriana, como mastite ou um corticosteroide de ação prolongada para inflamação devido à cetose ou distúrbio hormonal. Porém, caso o inchaço do úbere persista por mais de duas semanas sem qualquer melhora, pode ser necessário remover cirurgicamente o tecido do úbere para aliviar a pressão e melhorar a circulação.

Como prevenir o edema de úbere em vacas leiteiras?

O edema do úbere é um problema comum em vacas leiteiras. Uma dieta rica em proteínas, lactação anterior e estresse calórico são alguns fatores que podem levar a essa condição. Portanto, as medidas preventivas mais recomendadas para evitar a doença são relacionadas ao manejo, redução na quantidade de grãos fornecidos no pré-parto das novilhas e vacas de alta produção, exercitar os bovinos com caminhadas antes e depois do parto, em horários de baixas temperaturas, e praticar ordenhas frequentes e controladas no pós-parto.

Dessa forma, é importante monitorar a condição de uma vaca afetada regularmente e durante os períodos quentes. Sendo assim, se você notar algum desses sinais, entre em contato com o seu veterinário imediatamente:

  • Inchaço ou endurecimento ao redor da área da panturrilha
  • Diminuição da produção de leite
  • Abdômen distendido sobre a área do úbere.

Conheça nossas soluções para te ajudar:

Para um melhor cuidado e qualidade de equipamentos, acesse nossa loja virtual clicando aqui.

Saiba mais sobre equipamentos de ordenha clicando aqui.

Conheça também a Escola Implemis, nosso canal no YouTube onde postamos sobre como manusear os equipamentos de ordenha, e muitos outros conteúdos!

WhatsApp chat