Conheça os maiores produtores de leite do mundo e o cenário da produção leiteira no país nesse artigo. O Brasil é um dos cinco maiores produtores de leite do mundo, no entanto, o volume exportado não chega a 1% da produção nacional. O mercado interno consome quase toda produção de leite no país.
PRODUÇÃO DE LEITE NO PAÍS
O cenário é favorável para nós, e incentivos se fazem necessário para nos posicionarmos mais atuantes dentre os melhores produtores leiteiros do mundo.
Alguns fatores influenciam e vem afetando os indicadores do setor leiteiro em nosso país. As variações do preço do leito ao longo de toda a cadeia é um dos principais fatores, de um lado temos os produtores e do outro a indústria, que retém grande poder de negociação.
Além do custo de produção, tem também o chamado ‘custo Brasil’, que impacta no preço final. E isso vai muito além da carga tributária, uma das maiores do mundo.
RANKING MUNDIAL DA PRODUÇÃO DE LEITE
Conforme vemos na tabela abaixo, o Brasil se encontra em 3º lugar, porem nossa produtividade comparado ao primeiro lugar é 81,23% menor.
A qualidade do nosso leite precisa ser melhorada para concorrer com o mercado externos e tornar o produto mais competitivo também.
Veja nosso artigo sobre como melhorar a qualidade do leite de sua fazenda.
Qualidade do leite e seus impactos no setor.
Nos Estados Unidos, a produção avança e com menos fazendas e com isso, demonstra que precisamos melhorar a produtividade de nossas fazendas, com tecnologia, manejo adequado e melhoramento genético de gado de leite.
RANKING NACIONAL DA PRODUÇÃO DE LEITE
Em nosso país ainda temos muito mercado para explorar. Conheça os Estados que mais produzem leite em nosso país.
PRODUÇÃO NO BRASIL (mil litros)
- 1º lugar – Minas Gerais (26,4%): 8.939.159
- 2º lugar – Paraná (12,5%): 4.375.422
- 3º lugar – Rio Grande do Sul (12,5%): 4.242.293
- 4º lugar – Goiás (9,1%): 3.084.080
- 5º lugar – Santa Catarina (8,8%): 2.970.654
4 FATORES QUE INFLUENCIAM EM NOSSA BAIXA COMPETIVIDADE
Para reverter esse quadro precisamos investir em conhecimento e recursos a muitos produtores para incorporar as melhores técnicas de produção.
Os quatro fatores que afetam a competitividade da cadeia produtiva são:
- preços pouco competitivos;
- qualidade deficitária para os padrões internacionais;
- carência de políticas públicas focadas;
- baixa coordenação da cadeia produtiva.
Por fim, os indicativos nos demonstram que temos um grande potencial para aumentarmos nossa produção e sermos um dos principais exportadores de leite do mundo. Melhorar a produção de nossas fazendas é o primeiro passo, posteriormente a expansão de faz necessário para suprir a demanda.