O potencial da pecuária leiteira para o Brasil sempre é destaque mundialmente, o setor emprega muitas pessoas e melhora a segurança alimentar da população. Um dos fatos que comprovam essa afirmação é que já temos no Brasil mais bovinos do que pessoas.
Segundo o IBGE, no ano de 2018, haviam 213,5 milhões de animais em produção (o maior rebanho comercial do mundo) para 210,1 milhões de pessoas no Brasil. E, a julgar pelo ritmo crescente e acelerado da pecuária leiteira no Brasil, essa diferença deve aumentar ainda mais, com o maior investimento em qualidade e tecnologia.
As vantagens da pecuária leiteira no Brasil
O clima, a formação de pastagens e abundância de água, são muito positivas no país. Sendo assim, no Brasil o potencial da pecuária leiteira é enorme. Dessa forma, é possível garantir globalmente o fornecimento de carne de excelente qualidade, seguindo todas as diretrizes de segurança alimentar. Atualmente, mesmo sendo o maior exportador do mundo, ainda mantemos 80% do que produzimos no país.
Podemos ainda ressaltar que estamos vivendo um momento otimista no mercado, com projeção de aumento de 4% na produção e 6% nas exportações. Isso se dá principalmente para suprir a demanda nos países asiáticos, que estão sendo afetados pelo surto de Peste Suína Africana (PSA). Com isso o consumo de carne suína está sendo substituído em grande parte pela carne bovina brasileira.
O crescimento do setor no país
No ano de 2018 a produção de leite no Brasil foi de mais de 33 bilhões de litros, o que representa um aumento de aproximadamente 1,5% ao ano de 2017. Ainda de acordo com a pesquisa feita pelo IBGE, o número foi influenciado, principalmente pela produtividade leiteira no Sul e Sudeste.
Conheça nossos canais de comunicação
Para um melhor cuidado e qualidade de equipamentos, acesse nossa loja virtual clicando aqui.