Este artigo é para os leitores interessados em profissionalizar e tornar rentável a produção de leite da sua propriedade. Aumentar a produção de leite bovino é fundamental para o crescimento econômico da pecuária. O bom desempenho das vacas para produzir mais leite decorre de fatores como boa alimentação, manejo adequado, conforto ambiental, bem como tecnologia adequadas para a ordenha.
Quais são os processos para aumentar a produção de leite?
Alguns processos são fundamentais para se ter uma boa produção bovina, entre eles, destacamos os mais relevantes:
Manter a dosagem correta das rações.
A produção de leite depende diretamente da qualidade do alimento fornecido aos animais. Com isso, é fundamental que o produtor se preocupe com a manutenção das condições adequadas para que os animais possam maximizar sua potência reprodutiva e produtividade.
Diminuir o tempo de ordenha para um número mais adequado.
Reduzir o tempo de ordenha é um dos objetivos da maioria dos produtores, seja porque aumenta a produtividade do rebanho ou reduz os custos operacionais. As máquinas automatizadas são uma ótima solução para esses casos, pois podem ser programadas para realizar as atividades com qualidade e desempenho
Uso de tecnologias avançadas do mercado.
A ordenhadeira é o dos equipamento mais utilizado tratando-se de produção de leite. É um equipamento indispensável para aproveitar a máxima qualidade do leite produzido pelas vacas ou cabras e com isso, obter maior rendimento econômico em cada animal.
Bem estar dos animais.
A maioria das pessoas não sabe, mas os animais precisam de bem estar para produzir leite. Bem estar animal é a qualidade do ambiente que oferece conforto e segurança durante as fases de manejo, produção e recria.
Como aumentar o número de vacas leiteiras em um rebanho?
Um rebanho de vacas leiteiras é composto por cerca de 50 a 60 vacas. Um rebanho equivale a um grupo ou manada de animais controlados por um pastor ou pastora. De fato, quanto mais vacas no rebanho, mais ganhos no fim do mês. Mas como podemos aumentar o número de vacas do nosso rebanho?
Em primeiro lugar, devemos sempre respeitar o período de espera voluntária das vacas. É o momento em que as vacas esperam em média 45 a 60 dias após o nascimento do bezerro, antes de retornar à produção de forma saldável e sem sequelas que possam prejudicar a produção.
Ainda assim, um dos métodos mais procurados para reproduzir vacas leiteiras é a inseminação artificial. Ao escolher um boi de qualidade, com desempenho superior e que tenha boa conformação genética, você pode contar com um bem sucedido resultado na produção de leite. A seleção do boi deve ser feita com base em critérios que levam em consideração as características genéticas e fenotípicas das principais raças leiteiras brasileiras, ou mesmo da raça local, de acordo com a cultura de cada região.
O melhor método para a ordenha de leite bovino?
A ordenha e a produção de leite são tópicos que todo pecuarista deve saber, não apenas para ter gado de leite, mas também para caracterizar a sua propriedade. Um dos maiores desafios que os produtores rurais têm enfrentado é a dificuldade no controle da produção de leite. O manejo inadequado, faz com que o produtor tenha uma baixa rentabilidade na produção de leite e um pouco menor preço na venda do leite. Por isso, é de estrema importância entender qual o tipo de ordenha mais efetivo atualmente.
Dos diversos tipos de ordenha existentes, a mais recomendada sem sombra de dúvidas é a ordenha mecânica. A ordenha mecânica pode ser uma solução econômica, segura e ambientalmente correta para o aproveitamento de leite na sua propriedade. O custo de implantação da ordenha mecânica em comparação com os métodos tradicionais é significativamente menor. Através desse método, é possível aumentar drasticamente a produção de leite bovino em pouco tempo.
A raça da vaca mais adequada para aumentar a produção de leite.
A vaca holandesa é uma raça de vacas muito utilizada no Brasil, devido sua grande produção de leite. Com seu desenvolvimento acelerado, foram trazidas para o Brasil. Elas são conhecidas por produzirem mais leite do que outras raças.
Concluindo, a melhor raça de vaca para ordenha é a vaca holandesa, que representa 75% das vacas no mundo. Esta vaca leiteira foi criada ao longo de várias gerações para ter um úbere grande e produzir mais leite do que qualquer outra raça, por isso é a vaca leiteira mais comum na América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia.
Conheça nossos canais de comunicação
🛒Para um melhor cuidado e qualidade de equipamentos, acesse nossa loja virtual clicando aqui.