Atualmente a zona rural enfrenta um desfio grande em encontrar mão de obra para o campo, mas onde há desafios, há oportunidades. Com o avanço da tecnologia aplicadas ao campo facilitaram muito o dia a dia dos trabalhadores rurais.
Já imaginou ordenhar a mão cada uma das vacas todos os dias? Antigamente não era um trabalho fácil, mas os equipamentos aumentaram consideravelmente a produção e exigem mais conhecimento técnico e menos esforço físico dos trabalhadores.
Êxodo Rural e o processo contrário
Muitos jovens e trabalhadores saíram do campo em rumo a cidade em busca de oportunidades melhores, tal processo de migração do campo para a cidade é conhecido como êxodo rural. Futuramente a gente pode ver esse processo ocorrer ao contrário, chamado de êxodo urbano.
Os fatores que podem influenciar nessa tomada de decisão são:
- Alta demanda da produção alimentícia impulsionada pelo exterior;
- Aumento crescente da tecnologia no campo;
- Maiores oportunidades de trabalho;
- Maior qualidade de vida em comparação a vida agitada, insegura e alta poluição das cidades;
- Menor custo de vida;
- A remuneração do trabalho no campo, muitas vezes acaba sendo mais atrativa em comparação aos trabalhos no meio urbano com o mesmo nível cultural;
- Benefícios que envolve a atividade.
Dicas para os empregadores do campo
Com o aumento da necessidade de mão de obra no campo, os desafios para atrair os trabalhadores se tornam cada vez mais necessário. Elaboramos algumas dicas que podem lhe auxiliar em aumentar o quadro de seus colaboradores, veja abaixo.
- Fidelizar os trabalhadores ativos;
- Divulgar com ênfase as oportunidades no campo, de uma forma clara das atividades que serão executados e os benefícios gerados pela atividade;
- Capacitações constantes dos trabalhadores;
- Reuniões com todos os envolvidos para trocas de informações profissionais;
- Ouvir e respeitar a opinião de quem está todo dia trabalhando ao seu lado;
- E se possível proporcionar participação dos lucros ou outros benefícios para motivar a produtividade.
Brasil e suas potencialidades no setor leiteiro
O Brasil tem capacidade para se tornar uma potência mundial em relação a exportação da produção leiteira. As melhores fazendas nacionais são comparadas com o desempenho dos norte-americanos, referência no setor.
Em relação ao cenário mundial o Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo. Ficando apenas atrás dos Estados Unidos e da Índia. O desafio para o setor é levar para as demais fazendas os indicativos que aumentam consideravelmente a produção e encontrar mais mão de obra qualificada.
Mão de obra para o campo e oportunidades
Com a crescente taxa de desemprego nas cidades, o trabalho no campo se torna uma opção vantajosa. O agronegócio irá crescer, isso é fato. E com isso abrirá inúmeras oportunidades para todos os setores envolvidos na cadeia de produção.
A indústria de equipamentos e maquinários está em constante avanço para atender as necessidades do campo. Em contrapartida, as propriedades rurais devem aumentar seu quadro de trabalhadores para suprir as demandas atuais e as que estão por vir.
Qual é a resposta?
Por fim o questionamento que fica, o que fez as pessoas saírem do campo e irem para a cidade no Brasil por volta da década de 60? Melhores condições de trabalho e condições de vida. Valorização desses profissionais e qualificação é a resposta.
Conheça nossos canais de comunicação
🛒Para um melhor cuidado e qualidade de equipamentos, acesse nossa loja virtual clicando aqui.