O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e a indústria está cada vez mais preocupada em proporcionar valor ao produto produzido a partir do leite. Maior qualidade do leite fornecido pelas granjas resulta em impactos positivos identificados em toda a cadeia de produção até o consumidor.
Parâmetros que influenciam a qualidade do leite
Hoje em dia há parâmetros que asseguram a qualidade do leite para a indústria. Tais legislações fixadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento propõem medidas para assegurar a qualidade do leite em todo território nacional, as principais medidas hoje são:
- Instrução Normativa nº 76, de 26 de novembro de 2018
Aprova os Regulamentos Técnicos que fixam a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite pasteurizado tipo A. (alterada pela IN nº 58/2019, alterada pela IN nº 55/2020)
- Instrução Normativa nº 77, de 26 de novembro de 2018
Estabelece critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru.
- Instrução Normativa nº 51, de 18 de setembro de 2002
Aprova os Regulamentos Técnicos de produção, identidade e qualidade do leite tipo a, do leite tipo b, do leite tipo c, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado e o regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel.
Características e fatores que contribuem para a qualidade do leite
Para a indústria a qualidade do leite é dividida em duas características, uma é a qualidade nutricional e a outra é a inocuidade do leite (em resumo seria o quão seguro esse alimento está para o consumidor).
Em relação a inocuidade do leite alguns fatores são extremamente importantes, tais como:
- Baixas contagens somáticas (CCS);
- Baixas contagens de bactérias mesófilas (CTB);
- Ausência de resíduos de antibióticos ou outros resíduos químicos.
Outros fatores que aumentam a qualidade nutricional do leite:
- Nutrição do animal;
- Bem-estar do rebanho;
- Capacitação da equipe.
Como melhorar a qualidade do leite produzido?
Em algumas partes do país é possível identificar bonificações para os produtores que atingirem os parâmetros de qualidade estipulados. Tais incentivos de algumas indústrias refletem positivamente tanto para os produtores, como para o resultado do produto, beneficiando o setor leiteiro inteiro.
Separamos algumas dicas para você proporcionar melhor qualidade ao leite produzido na sua propriedade:
- Boas práticas no manejo animal;
- Nutrição adequada;
- Cuidado extremo com a higiene;
- Equipamentos eficientes;
- Cuidado com a saúde física e emocional de sua equipe.
Muito se fala em relação a saúde do animal, que é extremamente importante, porém, às vezes, esquecemos de falar sobre a saúde de seus colaboradores e os envolvidos. Capacitá-los é importante, pois são eles os responsáveis em garantir o bem-estar animal e a qualidade do leite até a entrega para o transporte.
Conclusão
Sabemos que o leite precisa ser mais valorizado no mercado e um dos pontos que favorecem o poder de negociação com as indústrias é a qualidade do produto fornecido. Incentivos são necessários também para o setor e a previsão de demanda tende só aumentar com o tempo.
Por fim, o que você não vê pode estar afetando diretamente a qualidade do seu leite. Por isso conte com os produtos de higienização da Implemis e nosso apoio técnico.
Conheça nossos canais de comunicação
🛒Para um melhor cuidado e qualidade de equipamentos, acesse nossa loja virtual clicando aqui.