Lendo este artigo você saberá o necessário para que conheça as raças mais adequadas para ordenha no Brasil e os seus maiores benefícios para seu negócio. Portanto, ao conhecer as raças de vacas mais adequadas para a sua produção leiteira, ficará mais fácil e rápido para o seu negócio ter mais desempenho e sucesso com a ordenha!
Clima e Condições Brasileiras para a ordenha e produção leiteira
O “clima tropical” é caracterizado por altas temperaturas e chuvas constantes. Sendo assim, o “clima tropical” é a melhor condição para a produção de leite no Brasil, pois reduz o período de lactação, melhora a qualidade do leite e proporciona maior ganho de peso por dia no gado.
O “clima temperado” é caracterizado por amplas faixas de temperatura anuais, com invernos geralmente mais frios que os verões. Dessa forma, essa condição produz uma quantidade menor de leite, mas com uma qualidade superior.
Devo comprar vacas de raça pura ou cruzada?
Vacas de raça pura têm uma chance melhor de ficarem livres de doenças e são mais propensas a produzir leite de melhor qualidade. Mas vacas mestiças também são boas para a produção de carne.
Se você quiser investir em uma vaca que produza leite de alta qualidade, é recomendável que você compre vacas de raça pura. Portanto, se você deseja investir em uma vaca para a produção de carne, o gado mestiço também pode ser muito útil.
Como sei quais são as raças mais adequadas para ordenha?
É importante saber quais raças de vacas produzem mais leite para utilizá-las na produção leiteira. Logo, se uma fazenda deseja aumentar sua produção de leite, uma das melhores maneiras de fazer isso é escolhendo uma raça que seja conhecida por produzir muito leite.
As 5 raças de vacas a seguir são classificadas de acordo com o volume de leite que podem produzir por dia, logo, as melhores para ordenha no Brasil.
- Vaca Holandesa: Essa é a raça com maior produção de leite do mundo. Sendo assim, também é uma das raças mais comuns do Brasil, e uma das melhores produtoras de leite, com uma produção média de 80 litros por dia.
- Gir: A segunda raça em produção de leite do Brasil com uma produção de 60 litros por dia.
- Angus: Raça originária da Escócia e hoje, também popular no Brasil. Excelente produtora de leite e ótimo para produção de carnes, com uma produção média de 50 litros por dia.
- Santa Gertrudis: vaca leiteira de boa qualidade que produz em média 40 litros por dia.
- Jersey: Uma pequena vaca que se originou das Ilhas do Canal. Essa é uma raça que é considerada uma boa vaca leiteira já que produzir em média 30 litros por dia.
Qual é a melhor raça de vacas para ordenha?
Em síntese, a melhor raça de vaca para ordenha é a Vaca Holandesa, que representa 75% das vacas ordenhadas no mundo. Essa raça de vacas foi criada por várias gerações para ter um úbere grande e produzir mais leite do que qualquer outra raça, portanto sendo a vaca leiteira mais comum na América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia.
Conclusão: Agora você sabe o necessário para que conheça as raças mais adequadas para ordenha no Brasil!
Conheça nossos canais de comunicação
Para um melhor cuidado e qualidade de equipamentos, acesse nossa loja virtual clicando aqui.