Já é de conhecimento de todos que um equipamento de ordenha facilita muito o dia a dia dos produtores que atuam na produção de leite. Logo que o pequeno produtor começa a prosperar, idealiza a implementação dessa tecnologia para aumentar e facilitar a produtividade. Mesmo assim, existem algumas dúvidas sobre o funcionamento do equipamento de ordenha e como essa tecnologia facilita o dia a dia dos produtores de leite.
Afinal, para que serve um equipamento de ordenha?
Essa resposta é mais simples do que parece, ele é um sistema que simula a retirada do leite pelo bezerro. Porém, de forma mais fácil e eficaz, tanto que retira o máximo de leite produzido naquele dia, sem prejuízos à saúde da vaca. Ou seja, o equipamento realiza a sucção das teteiras, que abrem e fecham o esfíncter, por onde o leite sai. O processo é natural, uma vez que a sensação produzida nela pelo equipamento é a mesma do mamar do seu filhote.
Quem pode utilizá-la?
Qualquer produtor que tenha uma estrutura física mínima para abrigar os equipamentos.
Quais são as vantagens de um equipamento de ordenha?
Se considerássemos a extração de leite com o método manual de uma pessoa teremos oito vacas ordenhadas por hora. Enquanto isso, com um equipamento de ordenha, a capacidade de retirada de leite é oito vezes maior. Sendo assim, a produtividade é incomparável.
A qualidade do leite não é afetada, mas a qualidade de vida do produtor melhora bastante. Com a agilidade no processo, o produtor consegue se dedicar a outras atividades para obter melhores resultados na sua propriedade.
Quanto custa um equipamento de ordenha?
Tecnologias como essa não estão limitadas a médios e grandes produtores de leite. O valor desses equipamentos já foi considerado alto, mas hoje em dia estão bem acessíveis e existem muitas facilidades de parcelamento para os produtores. A compra de um equipamento de ordenha é considerado um ótimo investimento, pois o retorno é rápido e certo.
Faça um orçamento para a sua propriedade, entre em contato com nossa equipe.
Quais os cuidados que se deve tomar?
Assim como todo o processo de produção de leite, a higiene do equipamento de ordenha é fundamental. Não só a sanidade animal é garantida, mas também a alta qualidade do seu produto.
Entregar um leite de boa qualidade deixou de ser um luxo para as propriedades e se tornou uma obrigação para os produtores. Consequentemente, cada vez mais, são reconhecidos e bem remunerados aqueles que investem em tecnologias no agronegócio.
Para saber mais sobre equipamentos de ordenha e qual seria o melhor a ser utilizado na sua propriedade clique aqui.