Boas Práticas dos Equipamentos de Ordenha

Por | 31 de agosto de 2020| 0 Comentários

As boas práticas dos equipamentos de ordenha são fundamentais para uma ordenha bem-sucedida e rentabilidade para o produtor. O mau funcionamento do maquinário pode causar um aumento da prevalência de mastite no rebanho, seja pela transmissão de germes de um animal para outro, ou seja por danificar as tetas. 

Para uma operação contínua e sem problemas com o leite de alta qualidade, é necessária uma manutenção regular e troca de peças de desgaste. A substituição regular dos utensílios de borracha (principalmente as teteiras), devem ser realizadas antes do seu vencimento, além disso deve-se reparar as falhas detectadas no teste da máquina de ordenha (recomendado duas vezes por ano). Também deve-se reparar os reguladores, pulsadores, verificações do medidor de vácuo essas boas práticas resultarão em ordenha eficiente e menor risco de mastite. Para tanto, a manutenção regular da máquina de ordenha é um componente chave para maximizar a lucratividade da propriedade.

Boas Práticas dos Equipamentos de Ordenha: Qual teteira utilizar?

Nas teteiras, a borracha é o material mais convencional para fabricação. Precisamos ter boa elasticidade devido a sua aplicação resultar em um massageamento (abre/fecha) no teto realizando sempre a mesma função. Mas, a borracha sofre ação do tempo, detergentes de limpeza, água quente e os componentes do leite afetam as propriedades das teteiras de borracha. A teteira de borracha possui durabilidade de 2.500 ordenhas ou 6 meses. Por outro lado, o silicone é um material alternativo utilizado para fabricação de teteiras. O silicone é mais resistente a ação do tempo, detergentes de limpeza, água quente e aos componentes do leite, em contrapartida mais frágil, sendo sensível a quedas durante a ordenha. As teteiras de silicone, geralmente, possuem durabilidade de 5.000 ordenhas ou 12 meses.

Boas Práticas dos Equipamentos de Ordenha: Manutenção Preventiva

O seu fornecedor de ordenhadeira e instalador oferecerá um serviço programado para dar a manutenção necessária no seu equipamento. Tal serviço incluirá a desmontagem e uma limpeza completa da máquina, troca de todas as peças de desgaste necessárias de acordo com os prazos estabelecidos, verificação de todas as funções e parâmetros essenciais e um teste completo. Um serviço preventivo funciona como garantia e reduz as perdas de produção e dá tranquilidade.

Sempre que houver dúvida ou necessidade de manutenção da sua ordenhadeira, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar!

WhatsApp chat