Como garantir o conforto dos animais na ordenha

Por | 10 de janeiro de 2022| 0 Comentários
vacas confortáveis na hora da ordenha

A ordenha é um processo de coleta de leite e a etapa anterior, durante e pós o procedimento é fundamental para a quantidade e qualidade do leite retirado, pois o conforto dos animais e o resultado da ordenha está diretamente ligada a como esses procedimentos são realizados.

Alguns fatores que precisam ser considerados nos animais para promover a qualidade do leite, como:

  • Saúde;
  • Tranquilidade;
  • Estímulos;
  • Tetos limpos e secos.

Contudo outros fatores também contribuem para atingir o máximo de produtividade de seu rebanho, resultando em mais quantidade e qualidade na produção leiteira. Confira algumas dicas que separamos abaixo para você.

Ambiente

O ambiente em que as vacas do seu rebanho ficam é precisa ter alguns cuidados, como manter o ambiente limpo, sem a presença de acúmulo de barro e água, evitando assim o risco de infecções e preservando a saúde do animal.

Dessa forma é necessário garantir pontos de descanso protegido do sol intenso em ambientes externos . Esses pontos podem ser obtidos com árvores ao longo da pastagem ou estruturas que garantem o sombreamento.

Sala de espera

Antes de tudo, você já parou para pensar que o tempo que o animal fica esperando para ordenha pode afetar diretamente a quantidade e qualidade no leite produzido? Uma dica é sobre o tempo de espera, não é indicado que o animal fique mais de uma hora esperando para ordenha.

Sobretudo para evitar o estresse do animal, durante a espera e na ordenha alguns mecanismos são indicados, como:

  • Sombra;
  • Uso de ventiladores e/ou aspersor, para diminuir a temperatura;
  • Água fresca.

Liberação de ocitocina

A liberação do leite nos animais não é feita de forma automática, por isso é importante o estímulo adequado do animal para a liberação da ocitocina, hormônio responsável que promove a liberação do leite.

Em manejo bem adequado, você pode já ter presenciado a liberação do leite antes mesmo da ordenha, isso ocorre, pois, o animal liberou o hormônio necessário para que seja feito a ordenha sem causar sofrimento ao animal.

Alteração na rotina

garantia do conforto dos animais na ordenha

Hábitos que passam despercebidos no dia a dia podem ter um impacto grande na produção do leite. Manter uma rotina sadia traz inúmeros benefícios. De acordo com uma pesquisa realizada, a alteração na rotina pode comprometer a liberação do hormônio listado acima, além de perceberem um aumento de 5,5% na produção de leite em uma rotina organizada. Alguns gestos simples que podemos adotar que refletem positivamente no resultado.

Prioridade na ordenha

Qual vaca ordenhar primeiro? Defina uma ordem para diminuir o risco de transmissão de doenças, infecções, entre outros. Algumas atitudes simples podem gerar um impacto muito grande para o conforto dos animais e da qualidade da produção de sua ordenha.

Estresse no rebanho

Como citado acima, a ocitocina é importante para a liberação do leite, mas quando o animal sofre algum estresse ele libera adrenalina, um outro hormônio, que faz o efeito contrário a ocitocina, por isso é de suma importância não expor o animal a situações de estresse.

Além de ser constatado por inúmeras pesquisas que animais que sofrem maus tratos tem redução significativa na produção de leite.

Mastite

Hábitos que passam despercebidos no dia a dia podem ter um impacto grande na produção do leite. Manter uma rotina sadia traz inúmeros benefícios. De acordo com uma pesquisa realizada, a alteração na rotina pode comprometer a liberação do hormônio listado acima, além de perceberem um aumento de 5,5% na produção de leite em uma rotina organizada. Alguns gestos simples que podemos adotar que refletem positivamente no resultado.

Primordialmente a higiene do local é um dos fatores essenciais para evitar mastite nos animais. Para saber mais como evitar essa e outras doenças comuns em vacas leiteiras, acesse o link abaixo.

Doenças mais comuns em gados leiteiros e como preveni-las

Uma atitude importante diária é a utilização da técnica do teste de caneca de fundo preto em sua propriedade. Ela não é somente importante para detectar mastite, mas também pode lhe auxiliar para estimular a descida do leite e descartar os jatos mais contaminados por microrganismos.

Ordenhador

Ter um equipamento de alta performance por exemplo não adianta se a pessoa que irá operar não sabe trabalhar com o equipamento. Por isso é importante que a pessoa conheça as técnicas e o procedimento adequado do maquinário para a utilização no animal.

Bem como cursos de aperfeiçoamento e instruções técnicas do fabricante se faz necessário para garantir o máximo desempenho do maquinário, sem gerar nenhum dano ao animal.

Por isso, os equipamentos da Implemis, contam com manual explicativo, além disso contamos com assistência técnica especializada para sanar todas as suas dúvidas e a Escola Implemis, que promove ensinamento sobre nossos produtos de forma totalmente gratuita e de fácil entendimento.

Para saber mais, acesse o nosso canal no youtube pelo link abaixo.

Escola Implemis

Água

Cuide da água que você está utilizando para higienização. É difícil falarmos de água em um momento de escassez enfrentado por boa parte do país, mas não podemos deixar de fora essa dica. A qualidade da água para higienização influencia diretamente na CBT (Contagem Bacteriana Total) do leite e na saúde de seu animal, pois nada é melhor para o conforto dos animais que manter a saúde de seu rebanho em dia.

Música

Por fim, além de todas as dicas citadas acima, existe uma em particular que vem chamando a atenção nas fazendas. É a utilizada da música em animais confinados.

Sendo assim a música é uma alternativa de enriquecimento ambiental e bem-estar durante a ordenha, e sua utilização tem o objetivo de proporcionar melhores condições de vida, incrementando o desempenho das vacas e a interação humano-animal.

Para saber mais acesse o link e veja o estudo completo.

Estudo completo

WhatsApp chat