Estudos recentes afirmam que todo bezerro com mais de 2 semanas de idade deve ter acesso a água de qualidade e quantidade suficientes o tempo todo. A água está envolvida em todos os processos da vida. Portanto, é de extrema importância fornecer aos bezerros quantidade e qualidade de água suficientes desde o primeiro dia de vida. Nos bezerros, o suprimento de água é freqüentemente negligenciado, pois os bezerros recebem leite ou substitutos do leite suficientes (MAT), que também contêm água.
Observando o conteúdo de água de um bezerro recém-nascido, rapidamente fica claro que ele responde por uma proporção muito grande de 80% do peso vivo. Nas doenças diarréicas, os bezerros perdem muito rapidamente em grandes quantidades de água muito rapidamente. 10% do peso corporal perde um bezerro em caso de diarréia moderada diariamente em líquido! Essa circunstância pode resultar em perdas totais. Além disso, a ingestão precoce e adequada de água promove o desenvolvimento do rúmen, promove a colonização de organismos ruminais e favorece a disponibilidade de nutrientes da fermentação ruminal. Isso fornece nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento dos animais.
Para poder usar todos os efeitos positivos mencionados, desde o primeiro dia de vida, os bezerros devem receber água de tigelas ou baldes rasos. Os bezerros podem entrar em contato lúdico com a bebida úmida e beber água em pequenos goles. Como resultado, a água entra diretamente no rúmen. Por outro lado, o leite ou a água atravessa o reflexo da garganta diretamente para o abomaso quando oferecido através do balde da chupeta. E uma vez que a ingestão de água funcione, a ingestão de alimentos sólidos não fica longe. Então: a água marcha desde o primeiro dia de vida!