Como efetuar a limpeza dos equipamentos de ordenha

Por | 3 de maio de 2020| 0 Comentários

Na produção de leite, vários cuidados devem ser tomados para garantir a sua qualidade, mas, por outro lado existem muitas dúvidas em como efetuar a limpeza dos equipamentos de ordenha. Boas práticas garantem animais saudáveis, leite livre de resíduos e em acordo com as condições socioambientais adequadas. Entre as principais práticas está a de higiene da ordenhadeira, e envolvem o ambiente, os procedimentos e os cuidados com a armazenagem do leite.

A falta de cuidados com a higiene interfere diretamente na qualidade do leite. Descuidos do ordenhador, uso de materiais sujos e a falta de higienização dos animais aumentam as chances de contaminação. Para evitar contaminações, a limpeza dos equipamentos de ordenha usados deve ser feita corretamente, visando eliminar as bactérias que ficam no canal do teto e contaminam o leite extraído.

Portanto, para auxiliar nessa limpeza, listamos os principais procedimentos de limpeza que devem ser feitos pré e pós ordenha:

Como efetuar a limpeza dos equipamentos de ordenha – Pré Ordenha:

– Em primeiro lugar, cerca de 20 a 30 minutos antes da ordenha, deve-se sanitizar o equipamento com uma solução de 400ml de cloro (hipoclorito de sódio) diluído em água.

– Em segundo lugar, diluir 80 ml de água sanitária (hipoclorito de sódio com 2,5% de cloro ativo) em 10l de água.

– Após não enxaguar, apenas fazer uma boa drenagem do sistema de ordenha.

Pronto, já pode realizar a ordenha dos animais!

Como efetuar a limpeza dos equipamentos de ordenha – Pós Ordenha:

Acima de tudo, muita atenção pelo ordenhador nas etapas do processo de limpeza.

– Em primeiro lugar, lavar com água morna (38 a 40°C) logo após a ordenha.

– Em segundo lugar, lavar com detergente alcalino diluído em água (segundo recomendação do fabricante) com temperatura entre 75 a 77°C. Essa solução deve circular por 10 min no equipamento de ordenha.

– Em terceiro lugar, enxaguar com água na temperatura ambiente para tirar os restos da solução de limpeza.

– Depois disso, utilize detergente ácido: deve ser usado na limpeza do equipamento após a ordenha, apenas uma vez por semana (com função de remover os minerais provenientes do leite que tendem a se acumular na tubulação), o detergente ácido deve ser dissolvido na água à temperatura ambiente e circular por 5 minutos. Depois, enxaguar com água na temperatura ambiente para tirar os restos da solução de limpeza do equipamento de ordenha.

Resumindo, é de grande importância a limpeza dos equipamentos, utensílios e ambiente da forma correta e com os produtos corretos, antes de começar a formar resíduos nas tubulações e logo após a retirada do leite. Dessa forma, as chances de contaminação do leite ordenhado são minimizadas.

Qualquer dúvida com relação ao deu equipamento de ordenha, entre em contato conosco.

WhatsApp chat